• Verdeluz

CNews: Ambientalistas protestam contra obras na Praia de Iracema

Data :04/05/2019

Veículo: Portal CNews

Disponível em:

http://ns.cnews.com.br/cnews/noticias/137599/ambientalistas_protestam_contra_obras_na_praia_de_iracema



Foto: Reprodução


Ativistas se reunirão, na manhã deste domingo (5), em manifesto contra o novo aterro na Praia de Iracema, previsto para ser concluído no próximo ano. O ato terá concentração ao lado do espigão do Náutico, onde o público participará de uma manhã de atividades de educação ambiental.

De acordo com o Instituto Verdeluz, o manifesto tem como intuito trazer visibilidade para a fauna marinha local que corre o risco de ser aterrada com o projeto, além de conscientizar e trazer a reflexão sobre os danos que esse empreendimento pode causar sobre os corais submersos e espécies de animais ameaçados de extinção.

A bióloga Liana Queiroz, doutora em Ciências Marinhas, acredita que a intervenção pode trazer uma perda da biodiversidade local, expandindo esses impactos para a população de boto-cinza que habita a orla de Fortaleza e para as tartarugas marinhas. “É imensurável a real magnitude do impacto em toda biodiversidade e na pesca artesanal, inclusive”, destaca.

A manifestação terá uma limpeza da praia, exposição de fotos e vídeos da fauna, debates e aulas de surf. Na ocasião, 10 mergulhadores voluntários farão a limpeza subaquática e haverá aluguel de equipamentos de mergulho para aqueles que desejarem colaborar com a ação.

Novo aterro da Praia de Iracema

O projeto do novo aterro prevê um avanço de 80 metros mar adentro, com extensão de 1,2 mil metros, totalizando uma área de 96 mil metros quadrados. A engorda da faixa de areia será entre os espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa. A obra deverá trazer para a orla arborização e equipamentos como ciclovias, pistas para corrida, brinquedos e quiosques.

© 2019 Por Verdeluz