© 2019 Por Verdeluz

  • Verdeluz

O Povo: Domingo de manifestações em defesa do meio ambiente nas praias de Fortaleza e Caucaia

Data :05/05/2019

Veículo: Blog do Eliomar/ O POVO Online

Disponível em: http://blogdoeliomar.com.br/2019/05/05/domingo-de-manifestacoes-em-defesa-do-meio-ambiente-nas-praias-de-fortaleza-e-caucaia/



Foto: Arquivo


Duas manifestações em defesa do meio ambiente marcam este domingo (5) em Fortaleza e Caucaia. O primeiro ocorre na Praia de Iracema, por volta das 9 horas, no espigão do Náutico, na Beira Mar, quando ambientalistas apontam risco para a fauna marinha local, diante do projeto de construção do novo espigão da Praia de Iracema. Já o segundo movimento, no mesmo horário, acontece na Praia do Icaraí, na avenida principal, com saída do condomínio Sollar, nas proximidades do supermercado Líder. O protesto é contra o descaso das autoridades locais, diante do avanço contínuo do mar, que já destruiu residências, barracas de comidas, trechos de ruas e avenidas e agora ameaçam condomínios.

Em Fortaleza, a Doutora em Ciências Marinhas e bióloga Liana Queiroz, ativista do Instituto Verdeluz, afirma que o aterro pode trazer uma perda irreparável da biodiversidade local, expandindo esses impactos para a população de boto-cinza que habita a orla da capital cearense e para as tartarugas marinhas. “É imensurável a real magnitude do impacto em toda biodiversidade e na pesca artesanal, inclusive”, alerta.

A programação do manifesto contará com limpeza da praia e subaquática, exposição de fotos e vídeos da fauna local, música com a Brigada da Natureza, debates, exposição itinerante do Grupo de Estudos e Articulações Sobre Tartarugas Marinhas (Gtar Verdeluz) e aulas de surf. Na ocasião, 10 mergulhadores voluntários farão a limpeza subaquática e haverá aluguel de equipamentos de mergulho para aqueles que desejarem colaborar com a ação.

A iniciativa é uma parceria entre a Aquasis, Instituto Verdeluz, Mar do Ceará, Maloca- Centro Acadêmico de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará, Aldeia Surf Escola, G.I.A- Grupo de Interesse Ambiental,Limpando o Mundo, Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar, Centro Acadêmico de Oceanografia da Universidade Federal do Ceará e Associação de Stand Up Paddle do Ceará.

Novo aterro da Praia de Iracema

O projeto do novo aterro prevê um avanço de 80 metros mar adentro, com extensão de 1,2 mil metros, totalizando uma área de 96 mil metros quadrados. A engorda da faixa de areia será entre os espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa. A obra é orçada em R$ 70 milhões e deverá trazer para a orla arborização e equipamentos como ciclovias, pistas para corrida, brinquedos e quiosques.